A vida das famílias de hoje em dia, especialmente para quem vive em centros urbanos, é caracterizada por ser muito agitada, por vezes stressante e com muito pouco tempo disponível.
Entre casa, trabalho, filhos, marido, roupa, limpezas, tempo para a família, amigos, acaba por sobrar muito pouco.
Eu não sou exceção à regra e também tenho uma vida muito agitada e, provavelmente tal como tu, ando numa constante busca de métodos que me permitam abrandar o ritmo e vivenciar momentos de qualidade e bem-estar junto de quem mais amo.
Foi nesta altura que a aromaterapia entrou na minha vida, por procurar reduzir o consumo de químicos desnecessários, trazer um pouco da natureza para o interior do meu lar e promover o bem-estar da minha família. Desde esse dia que houve uma mudança radical na minha vida, tão radical que atualmente me dedico a ajudar outra famílias que, tal como eu, precisam de encontrar o seu ponto de equilíbrio.
A aromaterapia é uma medicina natural realmente muito versátil
Não só me dá suporte em questões de saúde pontuais (como dores de cabeça, garganta, dores menstruais, etc), como também me ajuda a:
• Perfumar o meu lar,
• Fazer limpezas naturais (c/ recurso a zero químicos),
• Potencializar os meus cosméticos (ou mesmo criá-los de raiz eu mesma),
• Utilizar os óleos essenciais como ingrediente secreto nas minhas receitas culinárias
• Equilibrar as minhas emoções
• Mas acima de tudo, fazer-me sentir melhor
E quem não gosta de “tudo em um”?
Se a aromaterapia me permite tudo isto apenas me terei de preocupar de a encaixar na minha rotina agitada, e
Vou mostrar-te como em 5 passos
1) Descomplica!
Tornar a aromaterapia em algo simples e prático é a regra número 1, porque se for muito complexo ou demorar muito tempo, não irás utilizá-la e acabarás por recorrer às opções químicas e sintéticas a que estás acostumada, na qual acabas por gastar mais dinheiro.
2) Planifica!
Em vez de gastares tempo a ir a uma farmácia, ou supermercado, utiliza esse mesmo tempo para criares as tuas soluções naturais, de forma a que estejam sempre prontas a utilizar.
Porque se só no momento da aflição te lembrares de preparar soluções naturais para determinada situação, não será aí que irás “dar-te ao trabalho” de pensar que óleo essencial ou hidrolato tem propriedades que me ajudem neste caso, ou qual será a diluição que devo fazer?
Isso não vai acontecer, se não estiver pronto a utilizar, não vai utilizar e os teus poderosos óleos essenciais acabarão guardados numa gaveta, esquecidos, enquanto optas por soluções químicas e sintéticas.
3) Usa e abusa de frascos como roll-ons e pipetas
Utilizar frascos igualmente práticos, que não sujes tudo quando precisares deles. Os roll-ons serão os teus verdadeiros aliados: são práticos, permitem-te levar os óleos essenciais prontos a utilizar para todo o lado, tão simples quanto ter uma carteira de comprimidos na bolsa (este é o segredo!).
Os frascos com pipeta são excelentes para soluções em que precisar de uma maior quantidade de solução: como é o caso de massagens ou soluções naturais para adicionar na água do banho do teu bebé, ou mesmo um hidratante para o corpo.
4) Dá asas à tua criatividade
Com a aromaterapia podes ainda ter momentos lúdicos, dar asas à criatividade e até fazer trabalhos manuais com os teus filhos.
Podes:
• criar os teus próprios ambientados naturais,
• criar peças de gesso,
• ir passear numa floresta ou jardim e apanhar pinhas ou pedaços de madeira, para depois pingar o teu óleo essencial e colocar em pontos estratégicos na tua casa.
• Criar bijuteria com contas de pedra vulcânica
• Criar pendentes em tecido ou caça-sonhos e colocar nas maçanetas das portas dos quartos
• Fazer os teus próprios difusores de mikado com um aroma personalizado
Assim conseguirás perfumar e criar ambientes relaxantes, promover a boa disposição, limpar o ar da tua casa ou mesmo para reforçares a defesa do organismo de toda a família.
5) Poupa dinheiro!
Sim, ouviste bem! Já deves ter ouvido dizer que os óleos essenciais são caros ou tu mesma já pensaste isto.
Pára tudo, convido-te a refletir sobre esta questão: Já pensaste no dinheiro que por vezes gastamos para comprar determinado medicamento para x pessoa da nossa família?
Esse mesmo medicamento apenas pode ser tomado por aquela pessoa e quando a situação estiver resolvida, esse mesmo medicamento acaba por ficar à espera de que passe o prazo para os devolvermos na farmácia?
Já pensaste que para esta mesma situação pode existir uma solução natural com determinado óleo essencial, que pode evitar desde o início dos primeiros sintomas o avanço para um estado de saúde mais complicado, poupas na consulta do médico, poupas no medicamento caro que tens de ir comprar na farmácia e que para além disso pode ainda utilizar o óleo essencial que te ajudou nesta questão de saúde, nos teus cremes de rosto/corpo, nas tuas limpezas, nos teus cozinhados ou simplesmente para criar o teu ambientador da tua casa.
Nunca irás deitar fora óleos essenciais, ou seja nunca irás desperdiçar dinheiro.
Poupa dinheiro e escolhe opções naturais!
Obviamente que não estou a dizer para não utilizares fármacos convencionais quando o estado de saúde assim o exige. O que te quero transmitir é que existem soluções naturais que podes usar evitando assim quadros mais complexos e onde, de facto, terás mesmo de recorrer a um médico ou farmacêutico.
Estas são algumas das minhas dicas para conseguires utilizar a aromaterapia de uma forma simples e descomplicada no teu dia-a-dia.
Para além de que ao poucos também começas a colocar de parte os produtos químicos e sintéticos a que estás acostumada. Assim que começares a colocar em prática estas dicas, vais ver que vai ficar fã deste mundo natural. É simples!
Se quiseres saber mais sobre formas práticas de utilizar a aromaterapia no teu dia-a-dia, convido-te a passares na minha página do facebook ou Instagram onde terás acesso a vários vídeos e dicas que tenho a certeza que vais gostar.
Ou se simplesmente quiseres começar a explorar este mundo natural da aromaterapia com a minha ajuda é só falares diretamente comigo que terei todo o gosto em te ajudar a dar os primeiros passinhos.
Sara Baldini Coelho