fbpx

Stress, insónias, enxaquecas, reforço do sistema imunitário, alergias e até a perda de peso.

A aromaterapia tem muitos benefícios e é, cada vez mais, usado no seio familiar como forma de prevenção de inúmeras patologias.

Na edição 95 da revista Saúde Atual abordei o tema das alergias, um tema muito pertinente e que assola muitas famílias nesta altura do ano.

O QUE SÃO ALERGIAS

Uma alergia, de uma forma simples, é a reação exacerbada do nosso sistema imunitário a determinadas substâncias: podem ser alimentos, produtos de higiene, fatores ambientais, ácaros, entre outros.

Através da utilização de óleos essenciais específicos para cada tipo de alergia, a aromaterapia é uma excelente aliada na prevenção e tratamento das alergias que, como sabemos, têm sintomatologias bastante incómodas.

De uma forma natural, a aromaterapia atua num duplo sentido: alivia a comichão e o mal-estar provocado e, ao mesmo tempo, previne o aparecimento de novas crises alérgicas diminuindo a intensidade das mesmas.

Quando o nosso corpo está a sofrer uma reação alérgica (seja qual for) cria pequenas inflamações que, consoante o tipo de alergia, podem ser generalizadas ou localizadas, o nosso sistema imunitário é, desta forma, estimulado a defender-se deste organismo estranho.

Manter o sistema imunitário equilibrado revela-se, assim, essencial no controlo das alergias e no alívio dos seus sintomas.

ALIVIAR OS SINTOMAS ALÉRGICOS ATRAVÉS DA AROMATERAPIA

A aromaterapia, tem efeitos muito positivos no alívio e tratamento das alergias podendo ser utilizada em todas as faixas etárias com os respetivos cuidados e respetivas adaptações. Este ponto é muito importante e deve sempre ser sublinhado.

Liliana Santos