fbpx

As dores de cabeça são, indubitavelmente, das dores mais comuns e, ao mesmo tempo, das que causam um maior transtorno no quotidiano de quem delas padece. 

Quando as pessoas sentem dor de cabeça costumam tomar um analgésico como, por exemplo, o célebre paracetamol ou o brufen achando que estes são completamente inócuos o que não é de todo verdade.

O uso abusivo destes medicamentos pode causar efeitos secundários que acabam por sobrecarregar o fígado.

Naquele momento até podem aliviar a dor, mas não a sua origem, visto que esta pode ser causada por múltiplos fatores. A fadiga, o stress, questões emocionais são apenas alguns exemplos.

A Aromaterapia faz parte da minha história de vida e da minha própria existência, recordo-me com toda a clareza de ver a minha avó e a minha mãe a recorrerem a plantas medicinais e às chamadas ‘mezinhas’ para tratar pequenos problemas de saúde. Acredito que foram essas bases que me levaram a privilegiar sempre as terapias naturais e apostar em formação nesta área.

As dores de cabeça

A utilização de óleos essenciais adequados e usados de forma correta vão diminuir a dor e, ao mesmo tempo, atuam no sentido de equilibrar as emoções proporcionando um melhor bem-estar e tudo isto sem efeitos secundários.

Quais os Óleos Essenciais que aliviam a dor de cabeça?

O óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia) além de ser um poderoso antibacteriano (rico em Linalol), anti-inflamatório (possui Acetato de Linalila), analgésico e antisséptico (tem Cânfora ) também tem um efeito sedativo e relaxante para acalmar a dor, as tensões e o stress. A inalação do óleo essencial de Lavanda (Lavandula Angustifolia) pode ser um excelente tratamento para as dores de cabeça. Há, inclusivamente um estudo publicado na revista European Neurology que atesta isso mesmo.

O óleo essencial de Hortelã Pimenta (Mentha peperita) além de ser analgésico (o principal quimiotipo é o Mentona) ainda tem um efeito refrescante, aliviando desta forma a dor de cabeça e as enxaquecas. Estudos comprovam que o óleo essencial de Hortelã Pimenta (Mentha peperita) pode ter uma eficiência semelhante à do paracetamol no combate à dor de cabeça.

Salientar que, nem todas as pessoas podem usar estes óleos essenciais, de maneira que é imperativo o que o seu uso seja SEMPRE acompanhado por um aromaterapeuta.

Como utilizar os óleos essenciais:

A inalação ativa em difusor é muito importante para estimular as funções energéticas e emocionais e, dependendo do espaço onde se faz a difusão, terá que se adaptar a quantidade de gotas utilizadas de óleo essencial.

A inalação passiva pode ser por meio de um colar, uma pedra de lava ou num frasco de vidro com um pau de bambu que vai libertando as moléculas durante o dia.

Para dormir aconselho a colocação de algumas gotas num pano de algodão ou na almofada, a sua inalação vai proporcionar um sono reparador.

Em aplicação tópica deve fazer-se uma sinergia com os óleos essenciais de Lavanda (Lavandula Angustifolia) e Hortelã Pimenta (Mentha peperita) para posteriormente aplicar nas fontes da cabeça e testa , na nuca e atrás das orelhas, massajando ligeiramente.

 

Em suma, os óleos essenciais têm uma ação muito positiva no alívio e tratamento das dores de cabeça uma vez que para além de aliviarem a dor atuam prevenindo o aparecimento das mesmas.

 

Fátima Gonçalves