fbpx

O regresso das férias e o voltar à rotina do trabalho pode por vezes ser demasiado exigente. Eis algumas dicas que podem ajudar.

As férias terminaram! E agora? Já ouviu falar em depressão pós férias?

Gostaria que as férias não acabassem para não ter que voltar ao trabalho e à rotina do dia a dia?

O Stress pós férias pode dificultar o regresso às atividades normais e rotineiras e limitar a qualidade de vida.

Ainda as férias não terminaram e já se sofre por antecipação, ao regresso da normalidade, às rotinas e aos compromissos profissionais.

Isso gera desconforto, mal estar e alguns sintomas como:

  • desmotivação para ir trabalhar
  • dores musculares
  • fadiga
  • tristeza
  • insónias
  • problemas gastrointestinais
  • dores de cabeça
  • falta de energia
  • dificuldade em se concentrar
  • perda de apetite
  • deprimido
  • desânimo
  • mudanças de humor
  • dificuldade em sair da cama
  • nervosismo

Estes sintomas normalmente são passageiros e passam ao fim de 3 a 5 dias. No entanto, se perdurarem mais que 3 semanas podem vir a desenvolver depressões e necessidade de acompanhamento médico.

Mas porque é que isto acontece?

Ao regressarmos de férias o nosso corpo precisa de tempo para se reajustar ao novo ritmo biológico. Nas férias não existe o controlo horário. Acabamos por dormir mais e comer quando sentimos fome, sem horários.

Quando regressamos de férias começamos com horários controlados, o ciclo do sono é menor, as horas de refeições são estipuladas.

Os nossos neurotransmissores também estão regulados de forma diferente!

Em férias os hormônios da felicidade estão mais elevados! Existe maior produção de serotonina, oxitocina e endorfinas. Quando regressamos ao trabalho aumenta a adrenalina, e a dopamina e os outros hormônios diminuem. Por isso é que é tão necessário o período das férias para baixar os níveis de stress, para aumentar a resistência e reforçar o sistema imunitário.

Nos períodos em que estamos a trabalhar, estamos constantemente em situação de alerta, de stress. Apesar de permitir maior concentração e foco, com o passar do tempo vai aumentando e afetando o nosso nível de bem estar e aumento da ansiedade.

regresso a escola regresso de ferias

Como os dias começam a ficar mais curtos, reduz também a exposição à luz solar e isso mexe também com o nosso biorritmo, tornando-o mais lento.

Com a atual situação em que vivemos, as férias fizeram esquecer um pouco os períodos de pandemia, do medo do vírus, mas ao voltar novamente à rotina aumenta o medo das contaminações, dos cuidados a ter e isso contribui para o stress e diminuir o nosso nível de bem estar e qualidade de vida.

Ao regressar à rotina há a preocupação de organizar e preparar as tarefas de casa e do trabalho, do regresso à escola dos filhos, das compras e materiais para casa e para as crianças, as deslocações no transito e transportes públicos, o que também é gerador de stress.

O regresso às atividades profissionais são uma das principais causas de stress pós férias.

Seja por voltar a um trabalho que lhe trás insatisfação, seja por não haver perspetivas de progressão profissional, seja por ir encontrar um clima tenso e conflitos laborais, seja por ter excesso de trabalho ou ordenado reduzido.

Habitualmente nas rotinas diárias, esquecemo-nos de nós próprios e nas férias voltamos a reencontrar-nos, fazemos aquilo que nos dá prazer e convivemos com quem nos é querido. Quando acabam as férias ficamos com medo de voltar a perder aquele sentimento de bem estar e de voltar a sentir o vazio de perda pessoal, e aumenta a saudades dos sentimentos e recordações das férias.

O que fazer para reduzir a síndrome de pós ferias?

É preciso algum tempo para o nosso cérebro mudar de registo e o nosso corpo se adaptar ao novo biorritmo:

  • Não vá trabalhar logo a seguir ao último dia de férias. Guarde um dia para arrumar as suas coisas, organizar o fuso horário e dar espaço ao seu corpo e cérebro para se adaptar ao nosso biorritmo.
  • Ao voltar ao trabalho, seja em teletrabalho ou na empresa, faça alterações na sua secretária, mude as coisas de lugar, coloque fotos recentes das férias e flores para alegrar a sua mesa de trabalho
  • Se for possível coloque uma música ambiente, suave para ajudar a descontrair
  • Recomece as suas atividades desportivas, faça caminhadas após o trabalho, combine encontrar-se com os seus amigos no final do dia de trabalho.
  • Não pare com as suas leituras que começou nas férias e continue a ler.
  • Aprenda a viver no Agora! Ao viver no passado entra em depressão e o tempo já não volta atrás e você não o pode modificar, e ao viver no futuro gera ansiedade e nada pode fazer para o controlar.

 

Como a Aromaterapia pode ajudar?

De manhã, antes de sair de casa, aplicar uma diluição em óleo vegetal de óleo essencial de Incenso (Boswellia frereana) e óleo essencial de ylang ylang (Cananga adorata), nas solas dos pés irá ajudar a equilibrar o humor, reduzir a tensão e depressão e preparar para enfrentar o dia.

Coloque um difusor elétrico no espaço onde trabalha ou uma pedra de lava na sua secretária com óleos essenciais como o Alecrim (Rosmarinus officinalis) e Hortelã-pimenta (Mentha piperita) para ajudar no foco e concentração e reduzir ansiedade.

Ande com um difusor passivo consigo, como um colar ou pulseira para difundir os óleos essenciais ou faça um spray perfumante com óleo essencial de Bergamota (Citrus bergamia) ou madeira de Cedro (Juniperus virginiana) para aumentar a autoconfiança e sentimento de pertença e conecção social.

Coloque no carro um difusor com óleo essencial de Laranja selvagem (Citrus sinensis) para dissipar a ansiedade e energizar.

No final do dia difunda na sua casa óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia) e Vetiver (Vetiveria zizanioides) para um final de dia tranquilo e aterragem para toda a família.

Na hora de ir deitar a difusão de óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia), Ylang Ylang (Cananga adorata) e Camomila Romana (Anthemis nobilis) são boas opções para uma noite tranquila e reparadora.

Uma outra opção que pode ajudar a descontrair é uma massagem relaxante com uma mistura de óleos essenciais de lavanda (Lavandula angustifolia), Hortelã-Pimenta (Mentha piperita), Manjericão (Ocimum basilicum), Toranja (Citrus x paradisi), Cipreste (Cupressus sempervirens) e Manjerona (Origanum majorana), sempre diluídos em óleo vegetal de acordo com idade e medidas de segurança. Esta massagem pode também ser realizada por uma massagista, tal como eu, para lhe aliviar das tensões musculares do dia a dia e ajudar a relaxar.

Para terminar, partilho ainda uma solução que vai ajudar a aliviar das tensões do dia a dia, retirar inchaços e limpar das energias acumuladas: um escalda pés com sais Epson e hidrolato de lavanda durante 30 min. 

A minha missão ajudar no bem estar e equilíbrio físico e emocional, de si e da sua família, de forma mais natural, autónoma e mais leve. Espero que estas dicas vos ajudem. 

Patrícia Fernandes