fbpx

Acne é uma inflamação da pele causada pelo aumento da produção de sebo que a curto prazo obstrui os poros e aumenta a reprodução das bactérias. Resultado, uma espinha, uma borbulha que acabam por se multiplicar e dar origem à acne.

Foi precisamente por um problema dermatológico que conheci a aromaterapia e que hoje estou aqui a falar-vos deste problema que afeta milhares de pessoas e, em alguns casos, torna-se mesmo uma situação constrangedora.

Há uns anos tive um eczema muito complicado e foi pela aromaterapia que consegui cuidar-me e encontrar soluções.

Hoje quero partilhar um pouco do meu conhecimento na área da dermatologia, área em que, ao longo dos últimos anos, me tenho focado.

Tipos de Acne

Existem vários tipos de Acne sendo que o mais comum é a ‘Acne Vulgar’, muito frequente em adolescentes.

A acne pode ser classificada em quatro graus de gravidade:

1) Leve

Acne que apresenta uma pequena saliência com pouca acumulação, podendo ser aberta ou fechada;

2) Moderada

Quando inclui comedões com muita acumulação de pus e poucos nódulos, com inflamação, mas sem marcas;

3) Severa

Exibe-se com muita pústula, e nódulos com bastante inflamação, e com marcas;

4) Muito Severa

É um quadro de acne que reúne nódulos profundos com propensão a cicatrizes.

Óleos essenciais que atuam na Acne?

 Os óleos essenciais têm propriedades bactericidas (Tea Tree – Melaleuca alternifolia), anti-flamatórias (Laranja Doce – Citrus sinensis), antisséticas (Manjericão exótico – Ocimum basilicum), anti-infeciosas (Camomila Romana – Anthemis nobilis e Patchouli – Pogostemon cablin), antifúngico (Tea-tree – Melaleuca alternifolia), estimulante de crescimento de novas células de pele e cicatrizante (Lavanda – Lavandula angustifólia).

Existem vários estudos científicos que comprovam os resultados de vários óleos essenciais na acne, alguns exemplos.

  • Laranja doce (Citrus sinensis) e Manjericão exótico (Ocimum basilicum) – testado em 2012 (Matiz et al) em que houve uma redução de 43% a 75% das lesões.
  • Copaíba (Copaiba offincinalis) – testado em 2012 (da Silva et al) em que se obteve uma redução significativa da acne.
  • Tea tree (Melaleuca alternifólia cheel)– estudo realizado por Andrade et al em 2018, resultando na redução de patógenos como bactérias, fungos e vírus.
  • Tomilho (Thymus vulgaris) – estudo realizado por Siqueira, Brito e Silva em 2015, com resultados no combate nas infeções e proliferação das bactérias.

Há muitos mais estudo científicos, estes são só alguns destaques.

Os óleos essenciais nunca devem ser usados diretamente na pele devido à sua toxidade, devem ser sempre diluídos em óleos vegetais.

Óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas com propriedades terapêuticas, perfeitos para juntar aos nossos óleos essenciais e potencializar os resultados, escolhi alguns óleos maravilhosos no combate da acne.

Óleo Jojoba – composição semelhante à da nossa pele, regulador de PH e Sébum.

Óleo Nigelle (sementes cominho preto) – características anti-inflamatórias, bactericida e reparador cutâneo.

Agora que já conhecem alguns estudos e algumas propriedades de óleos, deixo aqui algumas sinergias para acabar com a acne.

Sinergia 1: A junção de OE de Laranja Doce (Citrus sinensis) com OE Manjericão Exótico (Ocimum basilicum) diluído em óleo de coco fracionado de fácil absorção e toque seco;

Sinergia 2: Óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia) e óleo essencial de Camomila Romana (Anthemis nobilis) diluído em Óleo Vegetal de Jojoba;

Sinergia 3: Óleo essencial de Patchouli, óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia) e óleo essencial de Sementes de Cenoura (Daucus carota) dissolvido em óleo vegetal de Nigelle;

Sinergia 4: Óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifólia) com óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia) dissolvido em OV Jojoba.

Sugestões de complemento:

Hidrolatos: São excelentes tónicos de complemento ao nosso tratamento para travar a acne, uma vez que são um subproduto derivado da destilação dos óleos essenciais, incorporam moléculas com propriedades terapêuticas suaves, mas capazes de desinfetar, acalmar a inflamação e promover a reparação da nossa pele;

Camomila: suaviza e aclama a inflamação;

Lavanda: ajuda na cicatrização;

Tomilho: limpa e desinfeta;

Argila Verde: poderosa no controle de oleosidade excessiva da pele, com ação desintoxicante e regeneradora.

Todas estas indicações não dispensam a consulta de um médico ou de um aromaterapeuta de forma a adequar o diagnóstico e aconselhamento ao seu tipo de problema.

 

Ana Neves