fbpx

Quando há cerca de 3 anos, na busca por soluções naturais para mim e para a minha família, me cruzei com a Aromaterapia e com os Óleos Essenciais estava longe de imaginar que esta paixão viria a tornar-se numa profissão.

Os benefícios foram tão grandes que rapidamente percebi que queria ajudar outras pessoas a, também elas, beneficiarem desta terapia complementar.

Os óleos essenciais possuem capacidades terapêuticas que te vão ajudar a nível físico, mental e emocional. Mas, por serem superconcentrados devem ser usados com cuidado e acompanhamento especializado.

Por isso aconselho-te a que procures sempre o apoio de um Aromaterapeuta Certificado, para poderes usufruir dos seus benefícios ao máximo e com a maior segurança.

Hoje venho falar-te da minha experiência pessoal e indicar-te

quais os Óleos Essenciais que não faltaram em a minha casa durante o confinamento e porquê.

Fez há bem pouco tempo um ano que tivemos o nosso último almoço de família cá em casa. Quase 30 pessoas entre adultos e crianças para comemorar os 3 anos da minha princesa! Estamos agora prestes a comemorar os seus 4 anos e tanta coisa mudou desde então.

Acabaram os abraços, os beijos, os afetos físicos e ficámos presos em casa em prol de um bem maior, na esperança de que tudo voltaria ao normal rapidamente.

Fomos obrigados a aprender novos hábitos, a usar máscara, ao distanciamento social, ao teletrabalho, à tele escola e escola online…

Hoje todos entendemos que todas estas mudanças aliadas a este novo confinamento, nos estão a afetar emocionalmente. Provavelmente também tu, tal como eu, acalentavas o sonho de trabalhar em casa, para perder menos tempo em viagens para o emprego e para poder estar mais próxima dos filhos.

Porém, a sobrecarga de estar a trabalhar e ao mesmo tempo, a ajudar crianças na escola online, a dar atenção aos mais pequenos que saltitam entre a TV e o tablet, a fazer refeições e lanches, faz-nos esquecer de nós.

Acabamos por ficar para trás acompanhadas pela culpa que nos sopra ao ouvido: 

“devias ter dado mais atenção aos miúdos”, “não devias ter ralhado, eles também estão a passar um período complicado” ou “aquele grito era mesmo necessário?”.

Ficamos irritadas, sem energia e deixamos de nos reconhecer naquela pessoa que tem cada vez mais dificuldade em gerir as emoções.

Por isso é tão importante ter um tempo só para nós, para repor a nossa energia e acalmar a nossa mente e o nosso coração.

Escolhe a melhor altura para isso e faz esse compromisso contigo: caminha, corre, medita, faz Yoga, coloca os fones e ouve aquela música que te faz feliz, lê um livro que te inspire e te faça sonhar… qualquer coisa vale desde que te dê prazer.

 

Os óleos essenciais são excelentes aliados nestes momentos de relaxamento, já que te vão ajudar a libertares-te das preocupações e a focares-te no momento presente.

A sua utilização preventiva é também muito importante, pois vai apoiar-nos no cansaço, na pressão, no esforço. Existem óleos que te vão dar mais energia, outros mais foco e concentração, mais positividade, maior confiança, mais harmonia, …

Deixo-te os meus preferidos e que foram uma presença constante cá em casa durante o confinamento:

Lavanda Verdadeira (Lavandula angustifolia)

A Lavanda é a “mãe calmante”, ajuda-nos a relaxar, acalmar, harmonizar, ideal para o equilíbrio emocional e para as oscilações de humor. Traz-nos paz de espírito.

Tangerina (Citrus reticulata)

Faz parte da família dos cítricos, que são anti-depressivos; ajuda-nos a tranquilizar o coração ao mesmo tempo que nos traz otimismo, felicidade e alegria; pode também ser usado como sedativo natural. Como os cítricos são fotossensíveis, se aplicados na pele, essa zona não deve ser exposta à luz solar nas 12 horas seguintes.

Hortelã-pimenta (Mentha piperita)

É o óleo que nos revigora e nos dá um estímulo de energia; ajuda-nos a acalmar os nervos e as inquietações, traz leveza, frescura e força. Também auxilia nas dores de cabeça e enxaquecas.

Lembra-te, tu precisas e mereces de um momento só teu para restabeleceres a tua energia e a tua paz interior. Aproveita a ajuda que os óleos essenciais te podem dar de forma natural!

Se queres saber mais sobre este assunto, envia-me um mail para claudiaesperanca.aromaterapeuta@gmail.com. Se conheces alguém que está a precisar de ler este texto neste momento, partilha-o.

 

Cláudia Esperança